Curiosidades

Energia de Alimentação

          Apesar de contar com placas para coleta de energia solar, sua principal fonte de energia é a nuclear, que funciona a partir do decaimento de elementos radioativos, como o plutônio. Quando esse elemento decai, se transforma em um mais estável, ocorrendo liberação de energia na forma de calor, que parte é usada para proteger a sonda das noites frias de Marte e a outra parte é convertida em eletricidade para manter os instrumentos do Rover.

          Uma das suas vantagens é não depender de condições climáticas e externas para a captura de raios solares, pois o decaimento acontece constantemente. O rover Perseverance da NASA, lançado em 2020, usa esse tipo de alimentação por um equipamento chamado Gerador Termoelétrico Multi-Missão por Radioisótopos (MMRTG), e segundo estimativas, deve conseguir fornecer energia para que o rover funcione por 14 anos.

Rodas

         Geralmente são feitos de alumínio, o mais fino e leve possível para que não afundem na superfície composta por poeira. Possuem garras em suas rodas que ajudam a manter a aderência, considerando a baixa gravidade em Marte (cerca de 40% da Terra). Quando o rover da NASA Curiosity, enviado para Marte em 2011, com apenas um ano de missão já continha desgastes severos em suas rodas, foi necessário criar uma nova tecnologia.

          Sendo assim, foi desenvolvido um pneu de liga de níquel e titânio que é muito durável e resistente, mas principalmente, consegue se lembrar do seu formato original por não ser um material rígido. Ele suporta 30 vezes mais deformação que a roda do Curiosity e aguenta 10 vezes mais peso. Dessa forma, quando ele bate em uma rocha, ele se deforma, criando um furo, mas depois ele consegue voltar ao seu formato original.

Suspensão 

          Geralmente usa-se o sistema chamado Rocker Bogie, que não possui molas ou amortecedores e supre bem a locomoção em regiões acidentadas, como o solo de Marte. O sistema é composto por 6 motores independentes e para cada motor uma roda fixa nas extremidades dos braços. As rodas traseiras e dianteiras são ligadas em forma de “v”, a chamada suspensão Bogie e as rodas centrais ligadas com uma suspensão elevada, denominadas Rocker. Esse sistema garante que as seis rodas sempre se mantenham no chão, garantindo mais estabilidade.