Diversão e Comunicação

Diversão – Primeiro Videogame

“Tennis for Two” não passava de um enorme computador analógico ligado a um osciloscópio, que simulava uma partida de tênis. Foi criado em 1958 pelo físico nuclear norte-americano William Higinbotham (também conhecido por participar do Projeto Manhattan, que construiu a bomba atômica).

Diversão – Videogames atuais

Dentre os vários avanços do primeiro videogame até os consoles atuais, estão a venda de jogos online, controles sem fio, o Kinect (que lê o corpo do jogador através de um câmera ou de um controle com sensores), as conquistas de troféus (ou achievements) que fazem com que o jogador queira desbravar ainda mais seu jogo e jogos com resoluções cada vez mais vivas.

Diversão – Videogames futuros

O que vem pelo futuro ainda é muito incerto, mas já se vê um grande salto com os gadgets de realidade virtual. Estão sendo elaborados o Oculus Rift (para PC) e o Projeto Morpheus (para PlayStation4) com sensor de movimentos e tela LCD de alta definição 3D embutida. Contudo, a mudança é drástica e há diversos quesitos que precisam ser aprimorados e estudados, incluindo os enjoos provocados por tais “óculos”.

Diversão – Dispositivo de armazenamento de dados

Nos anos 70, medindo 8 polegadas e com capacidade de armazenamento de 80Kb, surgiu o obsoleto “Disquete”. Logo após começaram a surgir versões menores e chegando a 1,44Mb de armazenamento. Em meados de 80 surgiu o CD (Compact Disc), que ocupou o lugar do vinil e, com o avanço tecnológico, ocupou mais lugar do que a música. Já quase no outro milênio, em 1997, o DVD (Digital Versatile Disc) chegou nas lojas possibilitando a gravação de imagens e com espaço interno de 4,7 Gb. Por fim, chegou-se então a grandeza de terabytes com pen-drivers e cartões de memória atuais, sendo eles de diversos tamanhos e modelos.

Diversão – Televisão

Impactando com suas cores preta e branca, a TV (popularmente conhecida) nasceu no século XIX,e anos depois foi patenteada pelo russo Wladmir Zmorykin. No entanto, atualmente existem mais do que duas cores nas imagens, gadgets auxiliares – como os óculos que possibilitam enxergar, em algumas televisões, imagens tridimensionais – e chegando a incrível resolução de 33,1 megapixels. Tais resoluções estão em grande debate pelos pesquisadores pelo fato não conseguirem mais ser distinguidas e podendo até “superar” o poder do olho humano.

Comunicação – Smartphones

Criado para ser um aparelho de telefone “sem cabos”, nascia o primeiro celular pelas mãos do Eng. Martin Cooper. Contudo, apenas ligações era muito monótono; foi disso que a evolução começou, surgindo SMS (Short Message Service), os joguinhos, evoluindo para rádios, reprodutores de áudios, câmeras fotográficas, filmadoras, meios de navegação na internet, GPS (Global Positioning Sistem), dentre outros serviços que são ofertados. Atualmente, os smartphones são um aglomerado de diversos mecanismos que fizeram sucesso, resultando numa corrida ainda maior por inovação pelas empresas concorrentes.

Comunicação – Notebooks

Nada mais do que uma evolução menor, mais leve e portátil do computador de mesa, o Notebook é indispensável. Como qualquer outro eletrônico, desde sua criação até agora, sofre constantes modificações, tanto de velocidade (com memórias cada vez maiores), quanto resolução de tela, capacidade de leitura de diversos meios de armazenamento, sistema Touch Screen, chegando a pesar apenas um pouco mais de 1kg.

Comunicação – Chip inteligente

Proporcionando maior segurança e comodidade, os cartões de Débito e Crédito conquistaram a incorporação de chips de leitura rápida e segura tanto em caixas eletrônicos, quanto em máquinas de cartão. É a versão informatizada e tecnológica do “dinheiro vivo”, que tornou-se artigo de raridade nas carteiras atuais.