Casa e Transporte

Casa – Célula Fotovoltaica

 

fonte: IBM

Com o intuito de meios mais sustentáveis de promover energia elétrica, foram construídas em 1883 por Charlles Fritts as primeiras células solares fotovoltaicas à base de selênio semicondutor e uma fina camada de ouro. Atualmente, usam-se painéis de elevado custo-benefício por serem produzidos de materiais raros, como seleneto de cobre índio e gálio. Contudo, a IBM (grande empresa de tecnologia) lançou uma versão mais econômica de células solares usando zinco, cobre e/ou enxofre, tendo uma eficiência de 9,6 à 40% em comparação às células atuais.

Casa – Cozinha Inteligente

 

Microondas, cafeteiras automáticas, fogões sem chamas, mesas retráteis… As cozinhas estão cada vez mais tecnológicas. Contudo, o que vem por aí promete surpreender. Aparatos como garfos que calculam a velocidade com que se alimenta e avisam quando têm que diminuir o ritmo (HAPIfork); uma geladeira feita de gel, sem portas, que “come” os alimentos e os mantém gelados (Bio Robot Refrigerador); ou quem sabe uma espécie de laptop que usa indução para esquentar uma panela e preparar alimentos no lugar onde estaria o teclado — substituído por uma tela de toque (Electrolux Laptop Kitchen).

Robôs Domésticos

 

Construídos previamente para serviços de aspiração de pó nos ambientes, monitoramento e alguns outros pequenos serviços. Agora o foco é interação humana. O Nao Next Gen monitora e cuida de crianças e, ainda, possui capacidade de emitir emoções simples. O Aiko Chihara, tem traços incrivelmente humanos (com mais de 15 motores de movimento apenas no rosto) e foi desenvolvido, principalmente, para fazer companhia às pessoas mais idosas. Já o cãozinho Aibo reconhece vozes, brinca e, segundo especialistas, pode sentir como “os de verdade”. E esses são apenas alguns poucos exemplos…

Segway

 

Por possibilidade da tecnologia chamada “Estabilização Dinâmica”, Segway é um meio de transporte exclusivamente pessoal, que funciona com o auto-equilíbrio do próprio condutor. Um conjunto de giroscópios e micro-processadores reproduzem a percepção de equilíbrio do labirinto do ser humano, possibilitando a aceleração das rodas com a simples projeção do corpo para frente ou para trás.

Carro de Hidrogênio

 

Resultado de imagem para hydrogen car

Recentemente lançado pela empresa automobilística Toyota, o Mirai é o primeiro carro movido a células de hidrogênio e considerado “o carro verde perfeito”. Eles funcionam usando uma célula combustível do elemento químico, que, por meio da mistura com com o oxigênio (tecnologia usada pela primeira vez no projeto do ônibus espacial Apollo, na década de 1960), gera energia para mover o veículo. As únicas emissões derivadas dessa reação são calor e água — esta, tão pura que os astronautas da Apollo a beberam durante expedição ao espaço.

Trem Bala

 

Excedendo incríveis 250 km/h em uma linha férrea, os trens de alta velocidade (ou trens-bala) são o que há de mais rápido na mobilidade terrestre atual (aquela permitida, claro). A marca mundial que um trem-bala atingiu foi em 2007 em que um TGV francês atingiu a velocidade de 574,8 km/h. Atualmente, no Brasil estão sendo construídas – a passos lentos – linhas férreas apropriadas para este tipo de meio de condução e prometem concluir-se na metade do ano de 2020. Os países que possuem trens-balas são: Alemanha, França, Itália, Países Baixos, Benelux, Espanha, Noruega, Portugal, Reino Unido, Japão, China, Coréia e o Chile.